Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Cannabis para autismo

Cannabis para autismo

O poder terapêutico da cannabis para o tratamento dos pacientes

Relacionar cannabis e autismo é muito comum quando se pensa em possibilidades de tratamento com a planta.

Afinal, a popularização do uso terapêutico da cannabis se deu, em grande parte, a partir da indicação clínica do óleo para tratar pessoas comTranstorno do Espectro do Autismo (TEA). 

Cannabis para autismo, um divisor de águas

Para as pessoas que optam pelo uso da cannabis como forma de tratamento para o autismo, a planta representa um divisor de águas na vida dos pacientes, de seus cuidadores e da família como um todo.

“Se eu tivesse conhecimento dos benefícios da planta na vida do meu filho eu teria optado pelo uso desde o princípio do diagnóstico. A cannabis trouxe qualidade de vida para ele e para mim, que passava o dia todo cuidando das crises severas que ele apresentava”, desabafa Raquel Alberti, mãe de Rafael, criança com autismo.

O que é autismo?

Mas afinal, o que é o autismo e como a cannabis pode ajudar a controlar as crises e proporcionar qualidade de vida a quem possui esse diagnóstico?

É uma forma de neurodesenvolvimento atípico que interfere na dificuldade precoce da pessoa se comunicar e interagir socialmente, além de apresentar comportamentos ou interesses repetitivos e restritos. 

Não existe cura para o autismo, mas existem maneiras de melhoras significativas de habilidades do paciente e sua qualidade de vida.

A cannabis como tratamento

A planta contém em si uma diversidade grande de cannabinoides, entre eles o CBD e o THC, que são substâncias que se conectam ao organismo humano de forma natural através do sistema endocannabinoide, presente nos animais. 

O óleo de cannabis interage com os receptores CB1 e CB2 presentes no cérebro. Essa conexão promove a homeostase do organismo, ou seja, o equilíbrio interno de todas as funções.

Quais os benefícios da cannabis para o autismo

Melhora no comportamento, funcionalidade e qualidade de vida pois, além de não causar dependência tem baixa toxicidade

A revista científica Nature divulgou o artigo: “Experiência da vida real no tratamento do autismo com cannabis medicinal: análise da segurança e eficácia”. Mesmo que os estudos não sejam conclusivos, os resultados são promissores.

Na maioria dos casos, houve melhora ou desaparecimento de sintomas como inquietação, ataques de raiva, agitação, problemas do sono, ansiedade, constipação e problemas na digestão em 75% dos pacientes ou mais.

O Relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) corrobora com os estudos que sugerem que o tratamento com cannabis medicinal pode melhorar a qualidade de vida do paciente com TEA.

Como começar o tratamento?

O primeiro passo é procurar um profissional da saúde com especialidade em cannabis terapêutica para fazer a prescrição do tratamento e da receita da medicação com a dosagem correta. 

O segundo passo é aprovar essa receita na Anvisa e poder comprar o remédio.

A Soucannabis tem um setor de acolhimento com profissionais da saúde treinados e qualificados para atender de forma multidisciplinar, ou seja, com acolhimento, consultas com médicos prescritores, especialistas comportamentais em Autismo como Neuropsicopedagogos, grupos de debates e até psicólogos pelo bem estar da família que cuida do indivíduo com autismo.em todas essas etapas.

Ficou interessado?
Preencha o formulário em nosso site para receber atendimento de nossa equipe.

Receba nosso acolhimento

Fale com nossa equipe e comece agora o seu tratamento

FALAR COM A EQUIPE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress