Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Cannabis no tratamento de Doenças Neurodegenerativas

Cannabis no tratamento de Doenças Neurodegenerativas

Usar a cannabis no tratamento de doenças degenerativas tem sido cada vez mais indicado pelos profissionais da saúde

Profissionais da saúde têm reconhecido os benefícios da cannabis no tratamento de doenças neurodegenerativas e utilizado os produtos derivados da planta como opção nos cuidados com a doença.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, uma em cada três pessoas apresenta algum tipo de doença neurodegenerativa, ou seja, doenças que afetam o sistema nervoso.

As razões que levam uma pessoa a apresentar esse tipo de doença estão relacionadas com fatores genéticos, ambientais, má alimentação e sedentarismo. 

A ciência ainda não desvendou os mistérios dessas patologias, por isso até o momento não há cura. 

Por outro lado, as pesquisas na área da saúde vem revelando que a cannabis se apresenta como um dos tratamentos mais eficientes para controlar os sintomas e garantir qualidade de vida aos pacientes.

O que são doenças neurodegenerativas?

São doenças que causam a degeneração progressiva e também a morte dos neurónios, que são a base do Sistema Nervoso. 

Sistema Nervoso Central: controla o funcionamento do corpo e da mente

Sistema Nervoso Periférico: conecta o sistema nervoso central aos órgãos e ao meio externo, através dos nervos e dos receptores sensoriais

Por isso, as doenças neurodegenerativas desencadeiam problemas na movimentação e articulação do corpo, assim como na função mental, comumente conhecida como demência.

Os principais sintomas que podem indicar algum tipo de doença neurodegenerativa são: paralisia ou fraqueza muscular, problemas de coordenação, perda de sensibilidade, confusão mental, convulsões e dores.

As doenças mais conhecidas são:Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Enxaqueca, Epilepsia, Esclerosis Lateral Amiotrófica (ELA), Doença de Huntington.

Como a cannabis atua?

A cannabis vem se apresentando como uma excelente alternativa para controlar o avanço dos sintomas dessas doenças, pois se conecta ao Sistema Endocannabinoide, que é um sistema neuromodulador, presente no Sistema Nervoso, tanto central quanto periférico.

O Sistema Endocannabinoide é responsável por regular as funções de  outros sistemas vitais no organismo humano, equilibrando as funções psicológicas, cognitivas e fisiológicas. 

Os principais efeitos da cannabis no tratamento dessas doenças são:

Efeito neuroprotetor

Redução de inflamações, 

Controle da ansiedade e da depressão, 

Melhora da memória, 

Controle das crises convulsivas, 

Regula a sensação da dor, 

Modulador de apetite, 

Melhora no humor, 

Melhora na coordenação

Conhece alguém que sofre com algum tipo de doença neurodegenerativa?

Entre em contato com nossa equipe de acolhimento que iremos oferecer todo o suporte necessário para iniciarmos o tratamento com profissionais especializados.

Compartilhe nas redes sociais

2 comentários em “Cannabis no tratamento de Doenças Neurodegenerativas”

  1. Boa noite,
    Minha avó tem 97 anos e descobrimos a demencia em maio. De lá pra cá, a doença tem avançado rapidamente comprometendo sua memória, consciência e causando alucinações, agressividade e mudanças bruscas de humor.
    Gostaria de receber informações sobre o uso da cannabis.

    Abs, Rayane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress