Pular para o conteúdo
Início » Notícias » CONAD 2033 tem maioria antiproicionista eleita.

CONAD 2033 tem maioria antiproicionista eleita.

Pela primeira vez, sociedade civil elege metade do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas.

Os grupos antiproicionistas que participaram do processo seletivo para compor o CONAD 2023 (Conselho Nacional de Política Sobre Drogas) comemoraram na tarde de ontem, 5/06, o resultado da eleição do colegiado. 

Das 10 vagas disponíveis, nove delas foram ocupadas por associações declaradamente antiproibicionistas e que pesquisam e realizam um trabalho sério com políticas de redução de danos, dando assistência a diferentes grupos marginalizados pela sociedade. São ações embasadas em conhecimento técnico, cientifíco, social e de direitos humanos.

Entenda o CONAD 2023

O CONAD foi criado em 2006 na gestão do presidente Lula, mas em 2019 com a eleição de Bolsonaro, o conselho foi esvaziado. Seus membros eram ministros indicados pelo executivo, entre eles Osmar Terra e Sérgio Moro, e tinha como foco ações de retaliação e repressão contra às drogas.

Uma das primeiras ações de Lula nessa nova gestão foi retomar a formação do CONAD e garantir a participação popular no Conselho. Para isso, a SENAD  (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas), que pertence ao Ministèrio da Justiça e Segurança Pública, lançou um edital convocando os grupos organizados para participarem do processo seletivo.

A eleição aconteceu na tarde de ontem de forma legítima e democrática pelas entidades que se candidataram à vaga. Nesse novo formato, o CONAD  volta a ter paridade entre governo e sociedade civil. 

Para a alegria da frente antiproibicionista, a maioria eleita é declaradamente contra a guerra às drogas, antiracista e promotora de ações de reparação histórica, redução de danos e desigualdade social.

As associações de cannabis terapêutica que se candidataram para uma vaga não foram eleitas, mas outros grupos já anunciaram apoio à causa, entre elas a PBPD (Plataforma Brasileira de Política de Drogas) e a Reforma (Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas).

“Vamos endossar a previsão do decreto do CONAD de que entidades que não são conselheiras sejam convidadas para os grupos de trabalhos temáticos”, publicou a PBPD em suas redes sociais em uma carta aberta.

A SENAD também já havia informado que temas relacionados ao uso medicinal da cannabis, como a regulamentação do acesso pelo SUS e do plantio, serão abordados na primeira reunião oficial do Conselho, já que o grupo é composto por representantes de outros ministérios e da sociedade civil, todos interessados no tema.

Veja como ficou a formação do CONAD 2023.

Eixo 1 – Acolhimento, ajuda mútua e reinserção social

Renfa – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas 

LANPUD – Rede Latino Americana e do Caribe de Pessoas que Usam Drogas

Eixo 2 – Saúde, prevenção e redução de danos.

REDUC – Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos

CCEDELEI – Centro de Convivência É de Lei

Escola Livre de Redução de Danos 

Eixo 3 – Direitos Humanos, antiracismo e acesso à justiça

REFORMA – Rede Jurídica pela Reforma da Política Drogas

Iniciativa Negra

PBPD – Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas

Eixo 4 – Ciência e Pesquisa

SBTox – Sociedade Brasileira de Toxilogia

ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental 

A SouCannabis foi aprovada para participar do processo seletivo de formação do Conselho. Nosso voto foi no sentido de compor uma união para fortalecer a candidatura de ao menos uma associação cannabica, no caso a Abrario que infelizmente não foi eleita. Mesmo assim, a associação se sente representada por todo grupo eleito, pois defende as mesmas ideias em relação à política de drogas.

A reforma desse sistema deve ser pautada em conhecimento, inclusão, reparação histórica, justiça social e direitos humanos.

A associação continua engajada e atuante nos espaços públicos de diálogo e construção, e declara total apoio à nova gestão do CONAD.

A transformação que queremos somos nós que fazemos.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário em “CONAD 2033 tem maioria antiproicionista eleita.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress