Como o sistema endocannabinoide se comunica com a cannabis
Descoberto nos anos 90, o Sistema Endocannabinoide – SEC é considerado o sistema regente do nosso organismo, já que ele é responsável por promover a homeostase, ou seja, o equilíbrio dos processos fisiológicos, cognitivos, motores, imunológicos e neurais.
Com essa descoberta identificou-se como se dá a comunicação dos compostos da cannabis com o nosso corpo.
Foi estudando esse sistema que os pesquisadores descobriram que nosso corpo também produz moléculas que se conectam com esse SEC, são os endocannabinoides.
Os fitocannabinoides da planta e os endocannabinoides tem uma estrutura molecular muito parecida, por isso, essas duas fontes de cannabinoides ativam o sistema.
Como funciona o Sistema Endocannabinoide
Toda vez que nosso organismo precisa equilibrar algum processo, o sistema endocannabinoide entra em ação.
As enzimas ativam a produção dos endocannabinoides, que se conectam aos receptores CB1 ou CB2 para promover a homeostase onde está sendo solicitado.
Durante o processo, se houver produção a mais de endocannabinoides, as enzimas degradam o excedente e ativam se precisar de mais, ou seja, o SEC é auto regulatório e funciona sob demanda.
Quando consumimos a cannabis, os fitocanabinoides da planta também ativam esse sistema e promove os mesmos efeitos dos endocannabinoides.
Como é composto o SEC
O sistema endicannabinoide é formado por 3 componentes:
Endocannabinoides: moléculas produzidas pelo corpo, sendo as mais estudadas Anandamida e 2-AG
Receptores: que os endocannabinoides se conectam
CB1 – fica no Sistema Nervoso Central
- Cérebro
- Medula espinal
- Células adiposas
- Fígado
- Pâncreas
- Músculos esqueléticos
- Trato gastrointestinal
- Sistema reprodutor
CB2 – fica no Sistema Nervoso Periférico
- Células imunitárias
- Trato gastrointestinal
- Fígado
- Células adiposas
- Ossos
- Sistema reprodutor
Enzimas: são proteínas que comandam a produção ou degradação dos endocanabinóides.
Os fitocanabinoides da planta ativam os receptores CB1 e CB2 da mesma forma que os endocanabinóides e as enzimas os degradam da mesma maneira.
Como estimular o SEC?
Exercícios físicos mais intensos, como corrida, natação e ciclismo estimulam a produção da anandamida, conhecida como molécula da felicidade, que é um dos componentes do SEC.
Estas atividades promovem prazer e a sensação de bem estar, o que ajuda a combater o estresse, a insônia e a depressão, por exemplo, elementos que desequilibram o SEC.
Alimentação: as enzimas sintetizam a produção dos endocanabinóides a partir de moléculas de gordura, ácidos graxos e ômega 3. Consumir alimentos que sejam ricos nesses componentes são indicados.
Temos uma matéria completa sobre a importância da alimentação durante o tratamento.
Para combater o estresse e melhorar a função do SEC é indicado a realização de atividades ao ar livre, de meditação, de respiração, de yoga e a socialização.
A cannabis é composta por terpenos (moléculas aromáticas) e mais de 500 fitocanabinoides, sendo o THC e o CBD os mais estudados, que juntos, se conectam aos receptores estimulando o SEC.
Por ter uma alta concentração de terpenos e fitocanabinoides, a vantagem da cannabis é que pequenas doses já são suficientes para ativar o SEC e promover a homeostase do organismo.
Olá, gostei muitíssimo do artigo, muito esclarecedor. Quero é preciso muito desse óleo.
Olá, gostei muitíssimo do artigo, muito esclarecedor. Difícil é achar profissionais que prescrevem e acompanhe o paciente.
Olá Vitória, nossa equipe de acolhimento conta com profissionais especializados. Nós acompanhamos os pacientes por um mês para verificar como ele está respondendo ao tratamento. Se tiver interesse em conversar com a gente é só mandar uma mensagem para nossa equipe através do formulário disponível em nosso site.