Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Terpenos de Cannabis e suas potencialidades

Terpenos de Cannabis e suas potencialidades

Responsáveis pelo aroma das plantas, os terpenos são terapêuticos e ajudam no tratamento cannabico

Os terpenos de cannabis são moléculas aromáticas presentes, principalmente, nas flores de cannabis. Essas moléculas concentram os óleos essenciais que dão a cada espécie de cannabis uma característica própria de aroma e sabor.

As espécies vegetais em geral possuem uma combinação de terpenos que lhes conferem um aroma específico. Esses conjuntos de aromas que revestem as plantas são responsáveis, por exemplo, por atrair insetos polinizadores, proteger as plantas dos raios solares, do frio ou do excesso de chuvas e também do ataque de predadores, ou seja, uma estratégia de sobrevivência.

Além disso, os terpenos concentram propriedades terapêuticas que são conhecidas e aplicadas pelos estudos da aromaterapia. Existem centenas de moléculas de terpenos que já foram catálogadas pela ciência com suas propriedades medicinais identificadas.

A verdade é que os mesmos terpenos que são econtrados nas diferentes espécies de cannabis, as chamadas strains, estão presentes em diversas outras plantas natureza afora. Até o momento não foi encontrada uma molécula de terpeno que seja específica de alguma straim de cannabis.

Os estudos com a cannabis indicam que existem mais de 100 moléculas de terpenos presentes na planta em diferentes proporções. Esses óleos aromáticos fazem com que uma strain tenha uma determinada composião de cheiros e sabores, como doce, mentolado, cítrico, frutado, entre outros.

Cada variedade genética de cannabis apresenta uma característica de aroma diferente da outra, e isso depende justamente da quantidade de cada terpeno e de suas múltiplas combinações.

Como os terpenos de cannabis atuam?

Além da diversidade de sabores e aromas, os terpenos têm a capacidade de trabalhar sinergicamente com os canabinóides da planta, como por exemplo o CBD, THC, CBG, entre outros. 

Por isso, espécies diferentes de cannabis, ainda que tenham a mesma proporção de THC e CBD, por exemplo, a depender do seu conjunto de terpenos, terão efeitos distintos. Alguns pesquisadores defendem que os terpenos são os grandes responsáveis pelos efeitos únicos de cada strain.

Por serem substâncias extremamente voláteis, os terpenos, são absorvidas imediatamente pelo olfato. Este sentido está ligado diretamente ao sistema límbico, que entre outras funções, é responsável pela regulação das emoções.

Mesmo representanto cerca de 1% a 2% do peso da planta, essas moléculas influenciam nos processos emocionais, nas reações subconscientes e nos padrões comportamentais.

No caso da cannabis, quando presente nos óleos extraídos da planta, essas moléculas de terpenos interagem com o corpo humano, complementando e potencializando as ações dos fitocannabinoides.

Quando entram em contato com a corrente sanguínea, os terpenos cannabicos atingem as células e o cérebro e interagem com neurotransmissores, enzimas e receptores, sendo que alguns deles agem diretamente sobre o Sistema Endocannabinóide (SEC).

O Mirceno, por exemplo, é conhecido por diminuir a permeabilidade da barreira hematoencefálica. Ele contribui para que o efeito de cannabinóides, como o THC, ocorram com mais rapidez e facilidade. Dessa forma, esta ação potencializa, principalmente, os efeitos psicoativos, sedativos e analgésicos do THC.

Portanto, ter consciência da sinergia entre cannabinóides e terpenos pode ser uma ótima ferramenta para obter resultados e efeitos cada vez mais precisos no tratamento cannábico. 

Quais ações terapêuticas os terpenos promovem?

Ação bactericida
Ação anti-tumoral
Ação anti-inflamatória
Ação antibiótica
Ação antiséptico
Ação calmante
Ação fungicida
Ação direta no sistema límbico influenciando profundamente a modulação das emoções

Quais são os terpenos cannabicos mais conhecidos?

  • Mirceno – analgésico, anti-inflamatório, antibiótico, bactericida, sedativo e ansiolítico
  • Limoneno – calmante, anti-depressivo, bactericida, fungicida, ajuda a acalmar queimações no estômago e refluxo
  • Beta-cariofileno – controla a ansiedade e tem ação anti-inflamatória e analgésica
  • Linalol  – ação analgésica, bactericida, anti-convulsiva, sedativa e ansiolítica
  • Geraniol – ação antitumoral e antifúngico

Os terpenos e a indústria da cannabis.

Por não terem efeito psicoativo, os terpenos estão sendo empregados de forma legal pela indústria alimentícia e de bebidas para aromatizar alguns produtos, como cervejas, cafés, gins, vodkas, chocolates, entre outros. 

A indústria de cosméticos também tem apostado em linhas com terpenos para potencializar a ação terapêutica de seus produtos, como pomadas, sprays, cremes, óleos, lubrificantes e séruns.

Porém, esses produtos terpenados não utilizam terpenos extraídos diretamente da cannabis, pois seria preciso quantidades enormes da planta para fazer essa extração, já que os terpenos representam cerca de 2% do peso total da cannabis, algo que seria financeiramente inviável.

Como os mesmos terpenos que existem na cannabis estão presentes em mais quantidade em outras espécies vegetais, para tornar esses produtos terpenados economicamente viáveis, as empresas utilizam os chamados terpenos botânicos, ou seja, extraídos de dieferentes espécies vegetais.

É o caso do limoneno, por exemplo, uma molécula aromática que existe em muito maior quantidade no limão do que em determinadas espécies de cannabis.

Por isso, ao adquirir um produto terpenado, como uma cervaja ou um chocolate, por exemplo, aquele conjunto de aromas anunciado no produto é o mesmo que se encontra em determinadas straim. Porém, os terpenos não terão sido extraídos da cannabis, mas sim de outras espécies de vegetaisque que também possuem aquelas moléculas aromáticas. 

Ao consumir um desses produtos é  importante estar atento para que os terpenos sejam de origem botânica e não aromas sintéticos, ou seja, não naturais..

De qualquer forma, em se tratando de terpenos botânicos, aquele conjunto de terpenos presentes nos produtos comestíveis, terá o efeito terapêutico garantido. Lembrando que os terpenos não têm efeito psicoativo. Ou seja, não dão barato. Por isso, são produtos que fazem parte da indústria legalizada. 

Esse conteúdo foi elaborada com base em pesquisa nos seguintes endereços da web:

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário em “Terpenos de Cannabis e suas potencialidades”

  1. Olá Vitória, em nosso site tem um formulário que vc entra em contato com nossa equipe para poder adquirir o óleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress